sexta-feira, 16 de julho de 2010

PEÇAS-CHAVES QUE REVOLUCIONARAM O VESTUÁRIO

Gravata
No século 17, croatas que se alistavam no Exército francês usavam lenço no pescoço para se aquecer. O rei Luís XIV então criou um pedaço de tecido com a insígnia real para ser usado pelo regimento à moda croata. A peça caiu no gosto dos europeus.

Sutiã


Em 1913, a socialite americana Mary Phelps Jacob, para usar um vestido transparente, criou um sutiã com dois lenços de seda e algumas fitas de cetim. Em Paris, os grandes estilistas começaram a aderir à novidade. Mary só não ficou milionária porque vendeu a patente por meros 1500 dólares.

Camiseta

Na Primeira Guerra Mundial, soldados americanos notaram que, sob os uniformes, os europeus usavam leves peças de algodão. O que no front era roupa de baixo virou peça de primeira linha nos Estados Unidos. As estampas surgiram nos anos 60, com mensagens publicitárias e palavras de protesto.

Biquíni

O duas peças foi inventado pelo estilista francês Louis Réard. O primeiro biquíni, lançado em 1946, foi considerado imoral. Tanto que só uma dançarina de strip-tease, Micheline Bernardini, topou posar com ele. Somente na década de 60 esse traje de banho invadiria as praias do mundo.

Fonte: Super Interessante

2 comentários:

  1. Amei o post! De fato essas peças revolucionaram o guarda roupa das gerações posteriores. ;)

    ResponderExcluir
  2. ESTA ESTORI FASCINA QUALQUER UM NO MUNDO DE HOJE, QTO CORAGEM PARA QUE HOJE VIVAMOS UM MUNDO MELHOR.

    ResponderExcluir

Seja sempre bem vindo ao meu Blog. Muitíssimo obrigado, pela visita simpática!