domingo, 31 de julho de 2011

TIPOS DE MALHARIA:POR TRAMA E POR URDUME

Já há algum tempo as grandes marcas têm apostado na dupla malha e denim, numa só peça...E conforme as macrotendências apontam, essa "parceria" está longe de acabar...
Por essa questão, é imperioso que se tenha o mínimo de informação sobre o assunto...Então, nós fizemos um pequeno resumo dos diferentes tipos de malha e o apresentamos a vocês....


Imagem: GuiaJeanswear

Imagem: Galeria do Google

A malharia é classificada em dois tipos, em função das máquinas e a formação do entrelaçamento: Malharia por trama e Malharia por urdimento...
O primeiro ( Trama ) irá compreender as máquinas retilíneas e as máquinas circulares de pequeno e grande diâmetro.
O segundo ( Urdimento ) abrange, basicamente as máquinas Kettenstuhl ou simplesmente ‘Ketten’ e as Raschel.

Malharia por TRAMA e URDUME
A principal diferença entre elas é o sentido da formação do entrelaçamento, ou seja, na malharia por trama, a tricotagem se processa no sentido da trama, na largura do tecido. Enquanto, que na malharia por urdimento as malhas se formam no sentido do urdume, pelo comprimento do tecido.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

a. Elasticidade e flexibilidade
Adapta-se ao movimento do corpo e às roupas que aderir ao mesmo: collant, meias, roupas de banho, artigos esportivos, roupas íntimas.

c. Variedade de estruturas
Pode-se obter facilmente, variadas estruturas (entrelaçamentos) de características bem diferente umas das outras, muitas vezes com pequenas alterações.

d. Conforto fisiológico
Proporciona um conforto fisiológico, notável quando no calor e quando no frio evita a troca de calor com o ambiente externo.

Desvantagens

a. Deformação
A flexibilidade característica essencial da malha pode ocasionar quando mal controlada, encolhimentos e alargamentos do tecido.

b. Enrolamento
Alguns tricots, devido a sua estrutura, apresentam uma tendência a enrolar-se nas bordas, fenômeno que é prejudicial na confecção. Tal propriedade só é possível de ser corrigida recorrendo-se a técnicas com a termofixação (rama) ou encolhimento (compactadeira).

c. Estrutura helicoidal
As máquinas de malharia circular de grande diâmetro, podem apresentar uma estrutura em forma de hélice em alguns tipos de tecidos, conforme a sua aplicação.

d. Aplicação limitada
As malhas algumas vezes, não se adaptam a certos tipos de aplicação que requerem tecidos de grande consistência.

*** 
Clique aqui se deseja mais informação sobre o assunto

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem vindo ao meu Blog. Muitíssimo obrigado, pela visita simpática!