terça-feira, 21 de agosto de 2012

JEANS ESTONADO COM PNEUS RECICLADOS

Imagem: Galeria do Google

Paralelo à Febratex – Feira Brasileira da Indústria Têxtil também ocorreu um ciclo de palestras de novidades sobre o mercado.
Uma delas foi a apresentação da professora Kátia Hipólito, do SENAI "Francisco Matarazzo", de São Paulo, que discorreu sobre o tema : Estonagem de jeans com pneus reciclados – uma alternativa ambiental, e explicou mais sobre o processo.
No Brasil já se usa pneus para solados de sandálias, mas segundo Kátia, na área têxtil é a primeira vez que os quando jogados pneus fora,estão sendo utilizados como pesquisa para se tornarem um novo processo de estonagem para jeans (usado em lavanderias).
Ainda segundo a professora, a pesquisa desenvolvida pelo SENAI de São Paulo obteu ótimo resultado do uso do pneu nos processos de beneficiamentos,o qual substituiria as enzimas que são usadas atualmente. A vantagem do pneu é custo beneficio dentro da sustentabilidade: com o novo processo se perde pouca massa , não se degrada as máquinas, o toque das peças não sofre mudanças e dá para utilizar o mesmo pneu até 120 vezes nas lavagens.
O objetivo é utilizar o processo de estonagem utilizando novos produtos como insumos básicos, os quais têm o propósito da utilização de um produto reciclável que ora era um passivo ambiental. O projeto continua em pesquisa sem data para viabilização para o mercado.
Confira abaixo as fases do processo dessa técnica:




Fonte:GuiaJeans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem vindo ao meu Blog. Muitíssimo obrigado, pela visita simpática!