quinta-feira, 21 de março de 2013

PALA ANATÔMICA: COMO FAZER O MOLDE


Para proporcionar um melhor caimento da pala e uma distribuição equilibrada, da parte traseira, lança-se mão de alguns recursos de modelagem. Uma deles é anatomizar a pala traseira, de maneira, que forme um volume "discreto" nessa parte.
Assim, é acrescida a pence na parte traseira, na linha da cintura, e, depois, transferida, para ambos os lados da pala, conforme o esquema nas figuras A, B, C, D e E... Acompanhe:
  • Acrescente na linha da cintura, tanto no vértice do gancho, quanto na lateral, a metade da medida da pence (A). Se o valor for de 3 cm, então serão distribuídos, para cada lado 1,5 cm. A altura dessa pence deve ser, no máximo 8 cm. Esta medida (a altura) é bem maior, que a medida da largura. No entanto, o excendente será eliminado, nas linhas do gancho e na lateral, quando se chegar, ao final da atividade;
  • Determine as alturas da pala, na parte central, na linha do gancho, e na lateral (B);
  • Feche a penche e corte na linha do desenho da pala (C e D);
  •  Acrescente margem de costura em ambos os lados (E), 1,5 cm se for utilizar a máquina fechadeira e 1,2 cm se for utilizar a máquina interloque. Em seguida retire o excedente da pence, no corpo, tanto na lateral, quanto na linha do gancho. Lembre-se, SEMPRE, milímetros na largura, fazem grande diferença no caimento da peça.

Um comentário:

  1. Olá Roberto tudo bem? sou muito sua fã e adoro as suas explicações...continue sempre com essa sua atenção para todos nos que praticamos essa arte tão maravilhosa que é a modelagem,eu particularmente amo o que faço,bjsmesmo tendo só a modelagem básica que é tudo pra mim e pesquisando no seu site para sempre me atualizar...Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir

Seja sempre bem vindo ao meu Blog. Muitíssimo obrigado, pela visita simpática!