quarta-feira, 23 de julho de 2014

DICA DE MODELAGEM: MARCAÇÃO DO FIO DE URDUME

Um item muito importante, mas que, geralmente, passa "batido" no ensino de modelagem é a marcação do fio de urdume.
Essa marcação, aos desavisados, é tão importante, para o caimento da peça, quanto as medidas, pois se for anotada, incorretamente, no molde, a roupa torce e, muitas vezes, fica impossível vestí-la.
Você já se pegou vestindo uma calça, cuja costura da perna insiste em ir pra frente ou para trás, ou uma blusa, que mesmo passada, a lateral fica sempre deslocada, ou aquela manga, que puxa a linha do ombro para trás? São exemplos de marcações incorretas do fio de urdume.
Lembre-se: todo molde parte de um retângulo, e todo tecido, em tese é um retângulo...Então preste atenção: em toda extensão da lateral de todo tecido, seja ele tecido plano ou de malha, há uma carreira de pontos menores. Essa carreira chama-se ourela ...O fio do tecido, que segue ao lado da ourela, ou paralelo, é o fio de urdume, e é, exatamente, ele que, SEMPRE, deverá ser anotado no molde.
Outra coisa: o fio de urdume é permanente em seu local, jamais muda de lugar... Não há fio de urdume perpendicular ou na diagonal, em relação à ourela. O que muda de posição é SEMPRE...eu disse SEMPRE o molde. 
É por isso, que se diz corte "enviesado", quando o molde é posicionado à 45º em relação à ourela, ou "contra o fio", quando ele é posicionado na perpendicular à ourela...
Tá achando meio "pesado" esse papo? É, eu sei que é chato mesmo!...Mas, veja as figuras a seguir e você entenderá, que essa conversa, além de séria é muito divertida!!!
 









Bem, agora que você já sabe como fazer a marcação acertada do fio de urdume em uma peça, fique ligado da próxima vez, em que for fazer uma modelagem...


Imagens: Somente as imagens dos moldes são de autoria de Renata Perito e podem ser encontradas neste link....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem vindo ao meu Blog. Muitíssimo obrigado, pela visita simpática!