quinta-feira, 2 de março de 2017

MOLDE VESTIDO PLUS SIZE COM NESGAS

Um vestido com modelagem básica, mas com um efeito divino!
Quem disse, de uma modelagem básica não pode resultar modelos com efeitos surpreendentes?
Exemplo disso, é esse vestido com recortes e nesgas soltas, em renda. O volume é na proporção certa, inclusive, para mulheres de tamanhos especiais.
Você pode utilizar o traçado da Blusa com Pence Fundamental, que está disponível em vídeo, em meu canal, aqui , e o passo a passo, em minha Apostila de Modelagem Plana Feminina, aqui.
Minha sugestão é a de, ao invés de renda, corte as nesgas em tecido estampado. O zíper invisível, para a parte traseira deve ter, no mínimo, 30 cm de comprimento.
  • Saia e desça 1 cm no decote;
  • Diminua 1 cm no ombro;
  • Marque a altura da saia desejada;
  • Marque os piques, do início das nesgas, a partir da linha da altura do quadril;
  • Separe as partes;
  • Acrescente margem de costura, inclusive no meio dianteiro, de 1 cm;
  • Para o acabamento do decote e da cava, utilize viés do próprio tecido.

  • Faça o mesmo procedimento no decote e na cava do traseiro, como o do dianteiro.

Para traçar as nesgas, faça da seguinte maneira:
  • Trace uma reta e marque o ponto 1;
  • Do ponto 1 ao 2 marque a altura da nesga;
  • Do ponto 2 ao 3/ e do ponto 2 ao 4 marque a metade da medida da largura da nesga;
  • Ligue o pontos 3 ao ponto 1 por uma reta. Faça o mesmo com o ponto 4;
  • Meça o ponto 2 ao 1, e marque a medida encontrada, nos segmentos do ponto 1 ao ponto A. Repita a mesma medida no segmento do ponto 1 ao ponto B; 
  • Refaça a linha da barra, unindo os pontos A e B, por uma curva harmoniosa;
  • Acrescente 1 cm de margem de costura na laterais e a medida da barra, que deverá ser a mesma do vestido, nos pontos A e B

5 comentários:

  1. Lindo. A M E I

    ResponderExcluir
  2. Professor Roberto! Fui sua aluna no Senac da Penha em 2010 e foi vc q me fez ter a certeza do que eu queria pra minha vida profissional, sou grata a vc por isso. Hoje me considero uma boa modelista graças a iniciação que tive com vc e até hoje ainda prendo com vc. Muito obrigada pela sua dedicação e muito obrigada por me ajidar mesmo sem saber.Quando eu crescer quero ser igual a vc. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Perfeito esse vestido! Modelagem linda!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito esse vestido! Modelagem linda!

    ResponderExcluir

Seja sempre bem vindo ao meu Blog. Muitíssimo obrigado, pela visita simpática!